DANIEL COSTER ESTÁ SAINDO DA APPLE PARA SER VICE-PRESIDENTE DE DESIGN DA GOPRO

A saída do veterano da Apple o designer industrial Daniel Coste é preocupante, pois ninguém deixa o estúdio de design de Jony Ive.

Coster era um membro da equipe de design da Apple há mais de 20 anos, sendo apenas o terceiro membro de Ive a sair da equipe em quase duas décadas. E um dos outros morreram!

A Equipe de Design da Apple é a fábrica de ideia, responsável por transformar as ideias nos produtos tangíveis que conhecemos hoje. A maioria dos 19 membros foram recrutados e meados dos anos 90, onde Ive veio a bordo.

O grupo de design tem permanecido estável onde ao longo de 20 anos. Calvin Seid morreu e Doug Satzger deixou a equipe para liderar o grupo de design da Intel.

A Apple contratou alguns estilistas nos últimos anos, coisa que é muito raro, visando que a equipe criativa da Apple é pequena e Ive detesta adicionar novos membros!

Coster era conhecido como ‘Vice-Top’ de Jony Ive!

Quarta feira foi anunciado que Coster é o próximo membro a deixar a família de design industrial da Apple. Ele está indo se tornar vice-presidente de design da empresa de câmeras digital GoPro no final de abril.

Com a sua Partida a Apple está perdendo um designer de classe mundial cujas impressões digitais podem ser vistas em alguns dos produtos mais emblemáticos da empresa.

Coster é um neozelandês que entrou na Apple no verão de 1994 (Pouco depois de Ive ser contratado).

Ele foi chamado pelos colegas de “alto, pateta, supertalentoso. ” Durante sua carreira, ele subiu ao topo do estúdio e Walter Issacson na “biografia de Steve Jobs” descreveu Coster como “Vice-Top” de Ive nos últimos anos, e o mesmo recebeu mais de 600 patentes sobre uma ampla gama de produtos e tecnologias.

Em 1996 Ive fez de Coster o chefe de design do iMac curvilíneo, o computador de grande sucesso que ajudou a Apple a retomar a vantagem. Após o iMac Coster trabalhou no iBook, PowerBooke Titanium e vários modelos do iPhone e iPad, incluindo os primeiros protótipos de ambos os produtos. Algumas das mais recentes patentes com o nome de Coster são coisas como bandas Apple Watch. Em 2012 Coster foi introduzido ao Hall of Fame de design, que é feita apenas para os graduados da escola “que fizeram um excelente contributo para economia da Nova Zelândia, reputação e identidade nacional através da arte e design”, ele também foi destaque envolvido no julgamento de patentes da Apple-Sansung. Testemulhou sobre concepção e desenvolvimento de iPhone, iPad e iPod touch da Apple e em 2011 Coster e o resto da equipe criativa da Apple foram nomeados o melhor estúdio de design dos últimos 50 anos pela Britsh Design e Art Direction (D & AD), sendo a maior honraria da indústria, bem como muitos outros prêmios.

O que acontece com a saída de Coster para a GoPro?

Coster conduziu uma carreira ilustre na Apple e sua saída para a GoPro é meio que um paradigma. A empresas tem lutado como concorrentes pois como os smartphones estão inundando o mercado de câmeras e tem melhores funções e é mais barato as ações da GoPro caiu de seu alto preço IPO de $24 bilhões em junho de 2014 para cerca de 12$ bilhões nos dias atuais.

No entanto a GoPro tem falado de uma gama de novos produtos, incluindo software easy-to-use “Prático de se usar” de edição de vídeos, câmeras de realidade virtual e talvez drones.Estes tipos de projetos fazem qualquer design industrial ficar louco!

Também pode haver um pouco de intriga na Apple por trás disso, Coster possivelmente foi preferido como chefe de estúdio de design na Apple em um relatório no ano passado. Quando Ive foi transferido para oficial de design principal, e Richard Howarth foi promovido a vice-presidente de design industrial. Não está claro, mas como um dos principais assessores de Ive, Coster foi possivelmente na corrida pelo primeiro lugar.

Na GoPro Coster estará assumindo um papel executivo de alto escalão, respondendo diretamente ao CEO da GoPro Nick Woodman que disse em março que a contratação de Coster também pode ser um sinal de que as câmeras da GoPro poderiam obter uma reformulação favorável ao consumidor também. Coster estará no comendo de seu próprio estúdio, com uma equipe de designers à sua disposição!

Enquanto a saída de Coster pode ser uma péssima notícia para a Apple, que está perdendo um importante membro de sua equipe criativa, ele é uma excelente noticia para a GoPro. A fábrica de câmeras é dificilmente notada por design elegante. Na verdade, suas câmeras são o oposto da abordagem mínima da Apple.

Com 20 anos de experiência para produtos voltados aos seus elementos essenciais, sua experiência não poderia vir em um momento mais crítico para a GoPro, aliás, não é à toa que as ações da empresa bateram 16% sobre a notícia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *