O LOGOTIPO DO INSTAGRAM ESTA DE CARA NOVA

Nesta quarta-feira, dia 11 o Instagram anunciou uma mudança no logotipo do aplicativo, deixando assim mais colorido e minimalista, uma outra mudança foi a repaginada no layout interno da rede social de fotografias!

O ícone do aplicativo continua sendo representada por uma câmera fotográfica, porém com mais traços coloridos e simples; saindo o marrom da câmera retro e entrando as cores do arco-íris, dispostas de forma gradual.

Também foi modificada a organização visual do App e sobre isso o Instagram se pronunciou “O design mais simples coloca foco maior nas suas fotos e vídeos sem mudar como você navega no aplicativo”.

A modificação do layout foi estendida aos ícones dos outros App que servem de acessórios ao Instagram, como o Layout, Boomerang e Hyperlapse. O Instagram se pronunciou dizendo “A atualização do nosso ‘look’ reflete quão vibrante e diversos se tornou a forma de contar histórias [dos usuários].”.

As alterações do logotipo trouxeram bastantes surpresas para os usuários que muitos criticaram e logo surgiram alguns memes hilários na internet… (A internet não perdoa 😀 )

Meme do novo logo do instagram

Essa repercussão negativa é bastante normal, pois quando se trata de redesign de logotipo de marcas bem consolidadas geralmente causam estranhamentos. Esse ano de 2016 pode ser considerado o ano do redesign de logotipos, pois em um período curto de tempo houveram redesign de várias marcas consolidadas sendo unas dessas OI, HP, TIM, Uber e GOL.

Quando se trata de alterações assim geralmente consiste em muitas críticas, entre internautas e profissionais do ramo, muitas vezes com comentários do tipo “Se eu fizer um logotipo desse ninguém vai querer pagar nada”. Isso geralmente acontece por que nossas mentes tentam receber o novo e se adequar a ele, mas para isso acaba sufocando a visualidade que você já tinha se acostumado.

Porém nós devemos ter em mente que o Design é funcionalidade, ou seja, solução e resolução não apenas beleza. Aliás, a beleza é relativa, porém a função não! Muitas vezes os designers gráficos jovens que estão entrando agora no mercado acabam se perdendo por pensarem demais na beleza e não na funcionalidade, vamos pegar um exemplo: Se eu sou um design de automóveis e uma empresa me contrata para fazer o design de um novo modelo de carro que seja muito veloz, de nada vai adiantar se eu fizer um design elegante e bonito e na estética ele não ajudar no desempenho da velocidade do carro. Mas não confundam, eu não estou dizendo que não devemos nos preocupar com a beleza, porém eu quero que vocês entendam que a estética também é fundamental!

No caso do Instagram o que ocorre hoje é que nossas mentes insistem em questionar se está bonito ou feio e isso apenas o branding vai responder alguns tempos depois, quando esse novo visual atingir sua maturidade, vejamos o logotipo da Apple, no início era:

E um certo ponto resolveram mudar para uma simples maçã mordida e podem acreditar que naquele tempo as repercussões foram tão negativas quanto a do logotipo do Instagram, porém hoje o que temos a dizer de uma maçã mordida representando uma empresa de tecnologia? Pois é, isso é resultado de um ótimo branding, de um conceito refinado e alto nível de profissionalismo.

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