COMO VENDER MAIS EM FERIADOS?

Olá, antes de começarmos eu quero que você se faça algumas reflexões…

“Por que eu deveria criar marketing específico para certos momentos?”

“Como eu encontro os momentos certos para minha empresa e meu público-alvo?”

“Como eu crio planos e materiais de marketing sazonais?”

Avalie o ano anterior:

Após fazer essas reflexões pense um pouco sobre o ano passado e o que mudou nesses 365 dias, esse período de tempo não é longo, irrelevante, no qual nada tenha acontecido. Mesmo que seja um ano calmo, feriados quebram a rotina do dia a dia. Mas, você deve esta se perguntando o motivo no qual eu estou fazendo você refletir sobre esses pontos e a resposta é simples!


– Momentos que fizeram o ano mais significativo podem afetar o comportamento das pessoas e isso inclui também o habito de comprar!

Mas outros momentos além dos feriados podem ter a mesma influência, alguns exemplos são as mudanças de estações, volta as aulas, grandes eventos esportivos, uma premiação, o final de um seriado ou novela favorita e etc…

Ou seja, são inúmeros os momentos que podem afetar o comportamento dos clientes, na verdade qualquer dia que seja diferente pode influenciar o habito de compras de uma pessoa por isso uma boa estratégia é pesquisar quais momentos são mais importantes para o seu público-alvo e aplicar um marketing direcionado durante esses períodos.

Filtre os feriados relevantes para seu negócio:

Você não precisa se desgastar elaborando um marketing direcionado para todos os dias diferentes, você tem que pesquisar por momentos e feriados que sejam compatíveis com a identidade da marca da sua empresa. Por exemplo, uma escola de Cursos Profissionalizantes pode fazer um Marketing Personalizado no dia do trabalhador, mas nada especial no dia dos namorados.

Comece fazendo uma lista abrangente dos eventos que ocorrem durante o ano e refine-a, a forma mais fácil de começar é filtrando os feriados com um auxilio de um calendário, mas não pare por aí, após filtrar os feriados comece a se aprofundar nos demais momentos.

Avalie os periodos de altas e baixas em suas vendas:

Procure por períodos do ano em que você tem picos ou quedas nas vendas ou de relacionamento com seus clientes, e repare se eles estão relacionados a algum momento ou evento identificável e depois descubra no que seu público está interessado, para isso você usar ferramentas como o Google Trends para descobrir quais buscas são populares entre seus clientes e se estão associadas a algum momento particular, além do que você pode pesquisar seu público-alvo para aprender sobre suas vidas, feriados e momentos que eles se importam junto com seus hábitos de compras!

Você também pode fazer uma busca por épocas do ano em que as pessoas associam a sua marca e o quanto os seus produtos ou serviços são usados no máximo, um exemplo disso são os protetores solares que podem ser associados a saúde e usados ao máximo no verão.

Obs: Você precisa ter cuidado para não acabar associando a sua marca a eventos que sejam sensíveis, negativos ou polarizados!

Defina seus objetivos:

Após fazer essa listagem marque em um calendário dos os momentos e períodos onde você pode associar a sua marca, não esquecendo também de definir seus objetivos para cada um deles, onde esses objetivos podem ser, potencializar as vendas, fidelizar antigos clientes, conquistar novos clientes, reconhecimento da marca, agregar valores a seus produtos ou serviços e etc. Lembre-se também de integrar seu texto e design aos anúncios de visualização, anúncios de busca, anúncios de redes sociais, posts de redes sociais, blog, e-mail marketing, sites e etc. Encontre a melhor maneira de transmitir sua mensagem nas formas de comunicação que você estiver utilizando!

Elabore um plano de Marketing Sazonal:

Se você ainda não tem quem crie uma estratégia de marketing sazonal para você, fique a vontade para entrar em contato com a esquipe da George Design e solicitar um orçamento que atenda a sua necessidade, porém se você, já estiver criando a sua estratégia não se esqueça de se preparar para buscas via mobile, e certifique-se de que seu site está em ordem e é mobile friendly.

Então configure seu marketing de mecanismo de busca (SEM) e otimização do mecanismo de busca (SEO), para que seu anúncio apareça quando houverem buscas com palavras-chave relacionadas.

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