Entendendo o Marketing Digital: O que é e seu conceito!

Entendendo o Marketing Digital

Atualmente o marketing digital vem surgindo, mas, o que é, como aplica-lo e como fazer da maneira certa?

Sobretudo com o conceito do marketing digital parecendo claro, ele é muito subjetivo e extremamente importante.

Por isso, criamos essa série de conteúdo que vai te ensinar tudo que é necessário para um bom marketing.

Primeiramente, informo que esse é um assunto bastante extenso e por isso foi divido em várias partes.

  1. Entendendo o Marketing Digital
  2. Benefícios do Marketing Digital
  3. Estratégias de Marketing Digital

O MARKETING DIGITAL:

Conforme o guru do marketing Philip Kotler conceitua o marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Em suma, marketing digital é toda ação que uma empresa realiza para promover um produto ou marcar na internet.

No entanto as maneiras de fazer tais coisas sofrem constantes atualizações

Dessa forma, é impossível falar de marketing e ignorar o fato de que a maior parte do mundo é digital.

Dessa forma o marketing digital é a melhor forma de fazer e conceituar o marketing na atualidade.

No entanto, canais como blogs, buscadores, redes sociais, e-mails entre outros, as empresas buscam suprir necessidades de clientes e potenciais.

Por isso, o marketing digital pode ser aplicado por qualquer instituição, seja ela empresas, igrejas, ONGs, órgãos públicos e afins.

Assim também como fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam na hora da compra e venda de um produto/serviço.

Sendo assim, para compreender o marketing digital, você pega o conceito do marketing e adicionar uma pitada de internet.

Assim também no Marketing Digital envolve computadores, tablets, smart phones que se comunicam entre si usando a internet.

Nesse ínterim essa comunicação nos proporcionou estratégias como SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Sendo assim, quando pensamos em melhorar nossas vendas o marketing digital é uma ferramenta primordial para alcançar esse objetivo.

Por isso devemos usar os meios digitais para observar e testar a efetividade de cada ação.

Dessa forma, o marketing Digital pode calcular o retorno de cada investimento definindo métricas claras e fáceis de medir.

ORIGEM E CONTEXTO

Bem como, foi na década de 90 que a internet passou por uma jornada de crescimento, onde muitas empresas surgiram.

Por isso, esse período foi batizado de Web 1.0, pois os primeiros buscadores e softwares de comunicação se tornaram acessíveis.

Em suma esse foi o período onde o Google apareceu e a internet começou a ficar da forma que conhecemos hoje.

Assim também, como o termo Marketing Digital passou a ser utilizado.

Alem do mais, o acesso era realizado de forma passiva, pois, a comunicação era mais entre empresas x empresas.

Por fim, a web 1.0 era utilizada mais por empresas e pessoas entusiastas, pois, haviam poucos consumidores.

Portanto, a internet foi adquirindo tração e as tecnologias foram se sofisticando de forma que não percebermos.

Dessa maneira, foi em 1993 que o primeiro anuncio clicável foi publicado, nesse período existiam cerca de 130 sites no ar.

Em suma, nos anos 2000, quando o marketing digital se tornou base do que conhecemos, já existiam mais de 17 milhões de sites no ar.

Por isso nesse período já tínhamos entrado na era web 2.0, onde já existia o grande mensageiro instantâneo criado pela Microsoft, o MSN.

Logo após em 2004 sendo lançada pela empresa Google a primeira rede social conhecida no mundo o Orkut.

Sendo assim dando início a uma era onde as pessoas buscavam comprar e vender sem precisar sair de casa.

MISTURA DO MARKETING TRADICIONAL COM O DIGITAL


Na atualidade o marketing foi separado entre marketing offline (tradicional) e marketing digital, ainda assim, o marketing digital também é marketing!

Ao mesmo tempo o marketing offline nos fornece muitas ferramentas que são aplicadas com excelência no marketing digital.

Inclusive, muitas podem ser moldadas para se encaixar melhor na internet, por exemplo o conceito dos 4 Ps do Marketing.

Pois os 4 Ps do marketing são conceitos que se refere a um produto ou serviço em quatro pontos, sendo esses produto, preço, praça e promoção.

  • PRODUTO
    • Eventualmente é o que você está ofertando é o conjunto de elementos tangíveis e intangíveis do seu produto, a demanda, tamanho, conteúdo entre outros.
  • PREÇO
    • Eventualmente é o valor do produto, é uma variável entre preço fixo mais lucro, deve ser atrativo ao seu público, é o único elemento que gera receita e é relacionado ao custo / lucro e prazo / desconto.
  • PRAÇA
    • Eventualmente é onde você vai ofertar, a logística e distribuição, tem relação com a segmentação do seu público, pode ser uma loja física, online, canais de distribuição entre outros.
  • PROMOÇÃO
    • Eventualmente é como você vai ofertar, são suas estratégias de divulgação, a maneira que você se torna visível para o cliente, são seus canais de divulgação.

No entanto quando aplicado no mundo digital, alguns autores estendem esse diagrama para mais elementos.

8 OS DO MARKETING

Portanto, percebendo a importância de valorizar o consumidor como parte da estratégia, fez com que um novo P fosse acrescido ao conceito, sendo esse o de Pessoas.

Por isso, conhecendo os 4Ps as empresas passaram a considerar o poder de compra do público na hora de criar suas campanhas.

Logo, essas pessoas precisam ser conquistadas não apenas pelo produto ou o que o envolve, mas também pela marca.

Por fim chegamos na era dos 8 Ps do marketing, onde, além dos 4 Ps citados a cima, foram acrescidos o pessoas, processo, posicionamento e performance.

  • PESSOAS
    • Eventualmente é o seu público, está relacionado com a forma em que as pessoas usaram o seu produto e a forma em que a sua marca é vista e considerada.
  • PROCESSO
    • Eventualmente são os procedimentos e metodologias que devem ser utilizados pela empresa, é a forma de atender o cliente, encantar e promover a melhor experiencia de usuário para ele.
  • POSICIONAMENTO
    • Eventualmente é o ambiente onde você vende o seu produto ou oferece o serviço, é a interação entre empresa x comunidade, está relacionado ao seu posicionamento estratégico.
  • PERFORMANCE
    • Eventualmente é sua produtividade e qualidade, está relacionado ao sucesso da sua marca frente ao mercado, é a forma de descobrir se os 7Ps estão sendo bem aplicados ou como podem melhorar.

Em suma, os 8Ps são de extrema importância para identificar as ações de sucesso em seu marketing.

Com isso o marketing digital foi fundamental, pois as ações online facilitam a avaliação e o feedback do seu público.

Assim sendo, mais fácil avaliar os resultados obtidos de forma sistemática e escalável.

Sendo assim, possibilitando tornar ações mais direcionadas e estratégicas.

CONCEITOS DO MARKETING DIGITAL


Assim como qualquer especialização tem suas especificidades o marketing digital tem seus próprios termos.

Assim sendo persona, lead, funil de vendas, landing page, SEO, CTA e Fluxo de Nutrição.

PERSONA

Embora o marketing digital também ser marketing, existem algumas discrepâncias entre o tradicional e o digital e uma delas é a persona.

Pois o conceito de persona são perfis semifictícios, baseados nos consumidores reais que representam seu comprador ideal.

Dessa forma você consegue criar ações segmentadas e direciona-las para as pessoas certas, poupando tempo, dinheiro e recursos.

LEAD

Certamente, são as oportunidades de negócios, são os contatos que surgem através do inbound marketing que deixam informações chaves para você identificar compradores em potencial.

Além disso pode nutri-los com informações relevantes através do marketing de conteúdo para prepara-los para o momento certo da compra.

FUNIL DE VENDAS

Assim sendo, as etapas realizadas no processo de compra, desde a compreensão do problema, a consideração de compra e decisão.

LANDING PAGE

Visto que são páginas de capturas de leads de seu site, essas páginas são 100% focadas em conversão.

Por isso, você deve oferecer conteúdo ou material de valor em troca de visitantes interessados em deixar informações de contato e se tornarem leads.

Search Engine Optimization (SEO)

Em síntese são ações realizada em um site que contribuem para o rakeamento de suas páginas e conteúdo, tornando seu site mais visível nos buscadores.

CTA ou Calls-to-actions

São botões de chamadas que direcionam a ação que um usuário deve cumprir, redirecionando para o funil de vendas.

FLUXO DE NUTRIÇÃO

É um processo de automação de marketing onde uma ação do usuário gera um gatilho para um fluxo de mensagem.

Geralmente usada por e-mail esse processo tem como objetivo ajudar o visitante a caminhar pelo funil de vendas.

Assim também, aprendemos sobre a importância e os conceitos do marketing digital.

Não esqueça de acompanhar essa série de publicações lendo As vantagens do marketing Digital.

3 comentários em “Entendendo o Marketing Digital: O que é e seu conceito!

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