Gerenciamos sua fanpage no Facebook!!
fechar

Autor: George Tude

George Tude
Informações Detalhadas

Total de Visitas

57843

Seguir Blog

Twitter

Facebook

Conhecendo a Gestalt [PARTE- 1]

Autor George Tude relogio11/01/2016

 

 

O que é a Gestalt?

 

A Gestalt é um movimento de estudos da psicologia moderna que surgiu em meados de 1870 para entender melhor a teoria das formas.
O uso da Gestalt está sempre presente nos projetos de um designer gráfico seja de forma inconsciente ou não. Porém é importante ressaltar que a Gestalt não é uma metodologia de trabalho, mas sim uma forma de percepção dos objetos. É com a Gestalt que conseguimos compreender as mensagens e assimilações das informações de um objeto, tornando-se assim muito importante a compreensão de suas Leis para que possamos adaptar uma metodologia que respeite a percepção visual do receptor.

Gestalt

 

 

Significado de Gestalt:

 

A Gestalt é uma palavra de origem Alemã intraduzível para o português, porém o dicionário Michaelis traz algumas definições: “Ge.stalt : Sf, -en 1 figura, forma, feição, aparência, porte. 2 estatura, conformação. 3 vulto.” Já a Gestalt – Centro do Rio Grande do Sul traz em seu site que: “A palavra Gestalt tem origem alemã e surgiu em 1523 de uma tradução da Bíblia, significando ‘o que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares’. Hoje adotada no mundo inteiro significa um processo de dar forma ou configuração. Gestalt significa uma integração de partes em oposição à soma do ‘todo’. ” Embora ambos estejam falando a mesma coisa a definição da Gestalt – Centro do Rio Grade do Sul traz um conceito que melhor se encaixa para mim!

 

Princípios da Gestalt

 

A teoria Gestaltica defende que a mente percebe os objetos como um “todo” e não por suas partes. Para uma melhor compressão vamos a um exemplo: quando você se depara com uma casa você percebe o conjunto “Casa” e não “Tijolos + Areia + Cimento + Madeira + Telhados + Portas + Janelas e etc.”. Essa percepção do todo é um fenômeno chamado de super soma que quer dizer o seguinte: “A + B né é igual a AB, mas sim um terceiro elemento que possui características próprias, sendo esse C.”.

 

É isso ai pessoal, esse é o primeiro artigo da série de artigos "Conhecendo a Gestalt", então se leu, gostou e entendeu ajudem o blog a crescer compartilhando este artigo em suas redes sociais!

Quer conhecer mais sobre a Gestalt?
Leia o próximo artigo desta série clicando aqui!

 

Publicado por George Tude Co-fundador da George Design

Outros Artigos:

Solução WEB e Visual para você!

Comentários

Formas de Pagamento Certificados
Forma de pagamento
Certificados
Certifico SSL Let's Encrypt Authority X3
Site Verificado pelo Google
Site Verificado Norton
Assinar Newsletter
Receba nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades!