Gerenciamos sua fanpage no Facebook!!
fechar

Autor: George Tude

George Tude
Informações Detalhadas

Total de Visitas

57093

Seguir Blog

Twitter

Facebook

Conhecendo a Gestalt [Parte- 4] - Final

Autor George Tude relogio14/01/2016

Este artigo é a parte 4 da série de artigos "Conhecendo a Gestalt", para um melhor aprendizado leia "Conhecendo a Gestalt [PARTE- 1]"


Gestalt e suas Leis

 

O estudo da Gestalt e da forma da percepção humana fez com que os psicólogos percebessem como funciona a percepção humana das formas, assim encontraram determinadas leis que facilitam a compreensão das imagens e ideias.

 

Gestalt e Suas Leis

 

O que são essas leis?

 

Essas leis seriam as conclusões comportamentais cerebral que regem a compreensão das formas visuais. Elas nos dizem sobre o comportamento do olhar, organização perceptivas e sobre os atalhos mentais que nosso cérebro cria para solucionar as formas visuais. Esses atalhos mentais são a forma em que nosso cérebro encontra para resolver as formas visuais onde em vez de decifrar cada parte de um objeto ele decifra todas as partes como um todo, isso porque nosso cérebro entende que o todo é mais importante que a parte. Um exemplo disso é o ventilador, quando olhamos um ventilador não o percebemos por suas partes (Hélice + Grade + Motor + Suporte e etc.), mas sim a supersoma que é o conjunto “Ventilador”.

 

Quais são essas Leis?

 

Essas Leis são:

 

  1. Unidade:
    1. É a conceituação de um elemento que pode ser constituído por uma única parte ou por várias partes em um conjunto que o forma.

      Gestalt Unidade

  2. Segregação:
    1. É a capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades formas em um todo ou em partes de todo, sendo capaz de gerar desigualdade de estímulos, logo, podemos utiliza-la para hierarquizar elementos ou diferenciar partes de um todo!

      Gestalt - Segregação
  3. Proximidade:
    1. São elementos agrupados de acordo com a distância a que se encontram uns dos outros. Logicamente elementos que estão mais pertos uns dos outros numa determinada região tendem a ser percebidos como um grupo, mais do que se estiverem distantes de seus similares.

      Gestalt - Proximidade
  4. Semelhança:
    1. Assim como a proximidade, a lei da semelhança agrupará elementos, porém está o fará pela igualdade de formas e cor, que tendem a constituir unidades.

      Gestalt- Semelhança
  5. Continuidade:
    1. É a tendência em que a nossa percepção tem de seguir em direção para conectar os elementos de modo que eles pareçam contínuos ou fluir em uma direção especifica.

      Gestalt Continuidade
  6. Unificação:
    1. Constitui-se na igualdade visual ou semelhança de estímulos. Um elemento com unificação apresenta harmonia, equilíbrio, ordenação visual e coerência de estudo formal das partes.

      Gestalt Unificação
  7. Fechamento:
    1. É o princípio de que uma boa forma se completa, se fecha sobre si mesma, formando uma figura delimitada. O seu conceito relaciona-se ao fechamento visual como se completássemos visualmente um objeto incompleto.

      Gestalt Fechamento
  8. Pregnância:
    1. Possivelmente a mais importante ou ao menos a mais sintética, ela diz que todos as formas tendem a ser percebidas em caráter mais simples. É o princípio da simplificação natural da percepção. Quanto mais simples, melhor a assimilação.

      Pregnância Gestalt

As leis ou princípios da Gestalt são usados em nosso dia a dia nas tarefas mais simples, como a organização de um documento, ou arrumação de uma casa entre vários outros casos. Porém conhecendo cada uma dessas leis será muito mais fácil criar harmonia e equilíbrio para seus projetos e trabalhos.

 

É isso aí pessoal, esse é o Último artigo da série de artigos "Conhecendo a Gestalt", levando em consideração que você leu todos os artigos anteriores estarei considerando que você já conhece essa psicologia tão perfeita chamada de Gestalt, caso queira aprender mais não se preocupe, em breve estarei publicando mais artigos explicando detalhadamente cada uma dessas leis que foram ditas a cima, gostou e entendeu ajudem o blog a crescer compartilhando este artigo em suas redes sociais!

 

Publicado por George Tude Co-fundador da George Design

Outros Artigos:

Solução WEB e Visual para você!

Comentários

Formas de Pagamento Certificados
Forma de pagamento
Certificados
Certifico SSL Let's Encrypt Authority X3
Site Verificado pelo Google
Site Verificado Norton
Assinar Newsletter
Receba nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades!