Gerenciamos sua fanpage no Facebook!!
fechar

Autor: George Tude

George Tude
Informações Detalhadas

Total de Visitas

57090

Seguir Blog

Twitter

Facebook

Diferença de RGB e CMYK

Autor George Tude relogio20/05/2015

Devido ao grande mistério que está rolando nas redes sociais sobre um vestido ser azul com preto ou branco com amarelo acabou me chamando a atenção.

 

Alguns sites e blogs já explicaram esse fenômeno ocorrido, para quem ainda não sabe vou tentar explicar de forma detalhada e vou aproveitar para explicar um pouco sobre a diferença do sistema de cores RGB ou CMYK.

Apesar dos assuntos serem totalmente distintos muitos estão deixando passar o que ocorre "dentro" da imagem para confundir o nosso celebro causando toda essa discussão. Como meu foco não é falar do vestido e sim sobre o sistema de cores farei um pequeno resumo do que ocorre, e disponibilizarei um link para que vocês possam compreender melhor o que acontece, para quem ainda não viu o vestido ele é esse aqui:

 

Diferença de RGB e CMYK, entendendo o "BUG" do vestido!

 

Antes de tudo vale lembrar que esse vestido não tem duas "versões", uma azul com preto e outra branco com dourado, e sim na foto vista por um monitor é que causa toda essa confusão.

O que a ciência explica sobre esse fenômeno?

 

De acordo com o site de tecnologia Wired.com, o motivo dessa confusão é o fato de que nossos olhos e celebro evoluíram para enxergar na luz solar e como os seres-humanos evoluíram para viver na luz do dia o nosso celebro começou a levar em conta que a luz muda de cor.... para ler mais clique aqui!

 

Mais por qual motivo nosso celebro se confunde nessa foto?

 

É ai que entra o grande mistério dos sistemas de cores (Aqui serão explicados apenas o RGB e CMYK).

 

Para começar a explicar tudo, vamos primeiro descobrir qual é a cor do vestido na foto, existem duas maneiras de você descobrir, uma é imprimindo a imagem e vendo qual cor será impressa no papel e a outra é utilizar um programa de edição de imagens e usar a ferramenta conta-gotas que é uma ferramenta responsável pela identificação dos códigos das cores. No meu caso eu vou usar o programa da Adobe Photoshop para fazer essa verificação.

 

Diferença de RGB e CMYK, entendendo o "BUG" do vestido!

 

De acordo com a imagem a cima percebemos que o tom da roupa onde alguns estão vendo azul e outros branco na verdade é azul, como sei disso? após usar a ferramenta conta-gotas eu tive acesso aos sistemas de cores do local selecionado e seus códigos como vamos ver na imagem a baixo:

 

Diferença de RGB e CMYK, entendendo o "BUG" do vestido!

 

 

Pela imagem percebemos que seu tom de azul na verdade é um azul puxado para o branco onde seu código RGB é (142,155,208) e o CMYK é (45%, 35%, 0%, 0%).

 

 

 

Agora vamos avaliar a parte dourada ou preta:

 

Diferença de RGB e CMYK, entendendo o "BUG" do vestido!

 

Agora já percebemos que o tom da parte onde uns estão vendo dourado e outro estão vendo preto na verdade é uma cor meio "amarronzado", puxando tanto para a cor dourada com para a cor preta, onde seus códigos são: 

 

Diferença de RGB e CMYK, entendendo o "BUG" do vestido!

 

 

Seu código RGB é (125, 102, 71) e o CMYK é (44%, 51%, 75%, 24%).

Conclusão:

Seguindo essa simples avaliação chegamos a conclusão que o vestido é azul com marrom escuro.

 

Entendendo os sistemas de cores e o motivo dessa confusão:

 

Bom, primeiro começarei explicando uma diferença do sistema RGB e CMYK, pode parecer difícil e complicado mas na verdade é muito simples. A cor CMYK ela é constituída por pigmentos e a RGB  é baseada na luz, é por isso que muitas vezes uma impressão sai com as cores muito diferentes do que vemos na tela de nossos monitores.

CMYK:

 

Como dito a cima o CMYK é baseado em pigmentos, ou seja, imagine que você tem 4 tintas de cor Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, então você sai misturando as cores e assim vai aparecendo outras cores como marrom, cinza, branco etc. Se você pegar um cartucho de tinta colorida provavelmente nele terá um desenho com três círculos com as cores citadas a cima (Ciano, Magenta, Amarelo) e no centro quando as três cores se juntam forma a quarta cor que é a Preta.

 RGB:

 

Diferente do sistema explicado a cima o sistema de cores RGB utiliza da luz para formar as cores, por isso que esse sistema é usado nos monitores (já que os monitores emitem luz), agora como no exemplo anterior cada letra representa uma cor R: vermelho (RED), G = Verde (GREEN) e b = Azul (BLUE) onde controlando a "luz emitida" pela essas 3 cores simultaneamente conseguimos produzir todas as outras cores em um monitor.

 

Diferença de RGB e CMYK, entendendo o "BUG" do vestido!

 

 

Voltando para o vestido

 

 

 

 

 

Levando em consideração o que aprendemos. O vestido físico é constituído por pigmentos, por isso que se imprimimos, ou virmos alguém usando o mesmo o veremos nas cores azul e marrom escuro como foi explicado a cima, já que pessoalmente olhando o vestido ou vendo sua foto impressa as cores serão pigmentadas com 44% de Ciano, 51% de Magenta, 75% de Amarelo e 24% de Preto... e já vendo a foto do mesmo em um monitor nós iremos enxergar o sistema RGB produzido pela a luz que é 125 de Vermelho, 102 de Verde e 71 de Azul e como a ciência explica todo esse efeito ocorre devido ao sinal em que a luz emite ao nosso celebro que é produzida pelo sistema RGB ou seja, ninguém é cego ou está ficando louco, porém quem é mais sensível a luz acaba caindo em uma pegadinha feita pelo próprio celebro enxergando as cores do vestido branco e dourado e quem tem uma certa resistência a luz consegue enxergar uma cor próxima a cor real do vestido... Vale reparar também que para fazer toda essa confusão a tonalidade do azul teve que ser um meio termo com a tonalidade branca e a tonalidade do preto teve que ser um meio termo com a tonalidade dourada e o resto do "bug" foi produzido pelo sinal em que as cores RGB (produzidas pela Luz) enviaram para o celebro de cada um!

 

 

 

Ficou meio grande mas é isso ai!!

 

Escrito por George Tude Co-fundador da George Design!

 

Nossa PAGE: Facebook

 

Outros Artigos:

Solução WEB e Visual para você!

Comentários

Formas de Pagamento Certificados
Forma de pagamento
Certificados
Certifico SSL Let's Encrypt Authority X3
Site Verificado pelo Google
Site Verificado Norton
Assinar Newsletter
Receba nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades!