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Autor: George Tude

George Tude
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O que deveria ter em todo briefing!

Autor George Tude relogio28/06/2016

O que deveria ter em todo briefing!

Muitos designers iniciantes se deparam com um grande problema na hora da elaboração do seu Briefing, digo isso por experiência própria, quando comecei a trabalhar em meus projetos próprios tive grandes problemas com pequenos erros e atrasos de serviços e percebi que cerca de 80% desses problemas estavam acontecendo devido a um briefing mal feito de minha parte!

 

O primeiro ponto que todo e qualquer designer deve entender é o principal objetivo de seu briefing, no geral o briefing se resume no que seu cliente quer, no que ele precisa e no que você deve fazer e isso diminui o seu trabalho e evita erros futuros que possam resultar na refeita de todo o seu projeto!

 

Um briefing é essencial para a elaboração de qualquer trabalho, fazendo as perguntas certas para seu cliente você irá poupar muito tempo de pesquisa e esforço “desnecessário”, por isso que separamos elementos básicos que irão turbinar seus briefings futuros!!

 

O briefing é um guia documentado do projeto, ele deve cobrir tudo que é necessário fazer, faça anotações, destaque partes importantes, e muito mais. Não use o briefing apenas como uma “etapa padrão sem importância” e arquive-o em algum lugar. Sempre use seu briefing de forma efetiva durante o processo e o seu projeto terá um resultado excelente!

 

Entender os objetivos e metas do novo projeto

 

O que deveria ter em todo briefing?

 

Entender o que o seu cliente quer é bastante importante, pois ele pode estar querendo apenas o redesign de uma marca já existente ou um design inteiramente novo? É apenas um logotipo novo ou toda uma identidade visual? Seu cliente tem uma ideia definida ou está a seu critério?

 

Fazer e entender quais são os objetivos de seu cliente é importante para que você consiga criar que irá satisfazê-lo e ser compreendido pelo seu público-alvo. Aliás é importante criar algo que irá sensibilizar ou educar diferentemente o alvo!

 

Orçamentos e prazos

 

Evite tocar em assuntos como “orçamento disponível” alguns clientes ficam desconfortáveis com esse assunto e acham que se informar o orçamento disponível antes de você estipular um valor para o projeto, você pode acabar cobrando um valor abusivo ou o valor máximo que eles têm em mão!

 

Você deve perceber na conversa qual pode ser um orçamento adequado para seu cliente que se encaixe no projeto que ele precisa! Você não deve fazer job’s mal feitos só por que o cliente não tem financeiro para investir, porém você pode pensar em formas que se adeque ao projeto, como prazos mais longos para que você faça tudo com calma e possa dar prioridade a outros projetos, deixar de fornecer um manual de aplicação mais complexo por um mais simples entre outros. Isso é algo importante que seu cliente deve saber e que esteja preparado para pouca resistência e mais confiança da parte dele!

 

Muitos clientes não fazem ideia do tempo que é preciso para desenvolver um bom projeto, não compreendem que um bom design leva tem e não se limita apenas em criar uma imagem bonitinha. Porém muitas vezes o cliente tem prazo que ele precisa cumprir, talvez por causa de algum evento onde queira introduzir o novo logo. Por isso é importante saber para que ele precisa do projeto pronto e se o prazo é flexível.

 

Seja honesto com seu cliente sobre o prazo e orçamento, se você perceber que algo não pode ser feito com um desses dois itens, informe a ele logo de cara. Ofereça soluções e alternativas se for possível. Assim você pode acabar dando um jeito de trabalhar para ele e descobrir que apesar das restrições, você conseguiu formar uma parceria sólida de trabalho que pode gerar projetos futuros e muito networks.

 

Público-alvo

 

Procure saber quem é o cliente do seu cliente, procure saber quem ele quer atingir de início. E se o cliente disser que o público-alvo são as classes A, B, C e D, ambos os sexo, todas as idades e etc. peça para ele rever isto! Ninguém tem um público que engloba todas as idades e classes!

 

Se seu cliente não souber qual é seu público-alvo perguntem ao menos quem seria seu consumidor ideal. Com certeza ele deve ter uma ideia de quem compraria seus produtos ou usar seus serviços. Peça uma descrição dessas pessoas, mesmo que sejam várias diferentes isso faz parte do seu trabalho como designer!!

 

Escopo do projeto

 

É importante entendermos que nem todo projeto é complexo, alguns clientes irão buscar uma solução cliente e outros apenas uma simples adaptação de algo que já possuem. Geralmente o escopo do projeto é obvio quando existe um objetivo. Se não existir você vai precisar obter o máximo de informações possíveis!!

 

Material Disponível | Necessário

 

Procure saber se seu cliente já tem algum material como panfletos, flyer, fotos de produtos e outros materiais que podem ser úteis ao seu design!

 

Olhando esse material você tem uma visão mais ampla do que seu cliente está procurando além do mais essa é a hora ideal para você identificar se seu cliente está precisando de algum serviço a mais e fechar um pacote!

 

Estilo Geral

 

Todos nós temos gostos e estilos distintos, entender o que seu cliente quer em temos de estilo é algo vital, pois o estilo de seu cliente pode ser diferente do seu, porém nem sempre seu cliente pode ser bom em expressar qual é o gosto dele!

 

 

O que deveria ter em todo briefing

 

Sempre recomendo que meus clientes me enviem exemplos de serviços que eles gostaram mesmo que sejam de meus concorrentes, pois isso me fornece uma visão valiosa do quê e de como meus clientes gostam das artes visuais em termo de design!

 

Objeções

 

A esse ponto sabemos que é de extrema importância saber o que nossos clientes querem, gostam e precisam, porém também é importante saber o que o nosso cliente não quer de jeito nenhum no projeto, isso pode ser uma cor especifica, um tipo de layout, formato de logotipo e etc. lembre-se cada cliente é um caso e você precisa satisfaze-lo!

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